Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Feira Afro promove valorização da cultura negra para desconstrução do racismo

Feira Afro promove valorização da cultura negra para desconstrução do racismo

Foto: Reprodução

Valorizar a cultura negra para a desconstrução do racismo. Essa é a proposta da Feira Afro, que acontece em Rio Branco nesta quarta-feira, 20, quando se comemora, em todo o Brasil, o dia do Zumbi e da Consciência Negra.

Promovido pela Associação de Mulheres Negras do Acre (AMN/AC), o evento acontece na Concha Acústica do Parque da Maternidade, a partir das 16h, e é aberto a todos os interessados.

A feira contará com apresentações culturais e oficinas de arte, capoeira e folguedos, cabelo afro, culinária e vestimenta, além da venda de itens relacionados à cultura negra.

Feira Afro promove valorização da cultura negra para desconstrução do racismo

Os demais 21 municípios do Acre também terão atividades simultâneas, que ocorrem no âmbito do projeto “Valorização da Cultura Afro no Acre: desconstruindo o racismo e as violências contra as mulheres”.

“O objetivo é valorizar a cultura afro no nosso estado e, através disso, promover a desconstrução do racismo e das violências contra as mulheres”, explica a professora Amanda das Candongas, uma das organizadoras do ato.

Toda a programação será transmitida, ao vivo, no canal do YouTube do Ministério Público do Acre (MPAC).

“A gente entende que, para combater o preconceito, precisamos buscar conhecimento, reconhecer e valorizar a cultura negra, a contribuição do povo negro para a nossa história e para a nossa cultura e, também, por meio disso, construir novas relações de gênero e raça”, propõe Amanda.

As cinco oficinas que serão ministradas durante a programação da Feira Afro já percorreram todas as regionais do Acre ao longo deste ano. As ações são resultados de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal Leo de Brito, do PT.

Sair da versão mobile