O Festival Pachamama anunciou os curtas e longas-metragens selecionados para exibição em sua 2ª etapa, que ocorre entre os dias 6 a 13 de novembro. O Festival passará por quatro cidades do Peru, levando exibições de filmes ao ar livre em salas de cinema. Entre os selecionados estão obras do Chile, Cuba, Colômbia, Bolívia e Brasil.
O Pacha Itinerante atravessa fronteiras para levar a magia do cinema às cidades de Cusco, Lamas, Moyobamba e Pucallpa, com exibições gratuitas de filmes nacionais e latino-americanos em um grande telão e em espaços fechados.
A curadoria desta edição foi realizada pelos cineastas Lorena Ortiz e Marcelo Cordero, com Rose Farias na direção de programação.
O cineasta e organizador do evento Sérgio de Carvalho falou sobre a integração do evento com a Amazônia peruana. “Estamos buscando essa integração com o Peru, que é aqui o nosso vizinho, com a Amazônia peruana, a gente sabe que essa imensidão da Amazônia a gente se conecta muito pouco. Então o festival tem essa missão de romper fronteiras, conectar povos”, diz.
Sérgio de Carvalho acrescenta ao falar que desde a pandemia ainda não teve uma edição no Acre presencialmente, e reforçou que em dezembro haverá a terceira edição do festival que acontecerá exclusivamente em Rio Branco.
O festival também vai promover encontros com as comunidades locais, estudantes de Comunicação Social e cineastas da Amazônia peruana, celebrando as histórias e culturas que nos conectam.
O Festival Pachamama é um projeto aprovado pela Lei Paulo Gustavo, através da Fundação Elias Mansour, com realização da Saci Filmes.
Confira os filmes selecionados:
Curta-Metragens
YaYa, de Letícia Akel Escárate – Chile, 2023;
La Muchacha de los pajáros, de Alan Gonzalez – Cuba, 2023;
Baulera 12, de Milla Araoz y Amaru Villanueva – Bolóvia, 2024;
Samuel foi trabalhar, de Lucas Litrento e Janderson Felipe – Brasil, 2024;
Fieras, de Andrés Felipe Angel Manchete – Colômbia, 2023.
Longas-Metragens
Noites Alienígenas, de Sérgio de Carvalho – Brasil, 2022;
Oeste outra vez, de Erico Rassi – Brasil, 2024;
A queda do céu, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro – Brasil, 2024.