Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Governo Lula doa imóvel para viabilizar construção de 144 casas populares em Rio Branco

Cerimônia de instalação do Fórum Estadual do Programa Imóvel da Gente em Rio Branco - Foto: Jhonatas Ferreira

O governo federal cedeu um imóvel da União para viabilizar a construção de 144 casas populares em Rio Branco. As moradias serão destinadas a famílias de baixa renda afetadas, constantemente, pelas alagações do Rio Acre.

A cessão se deu na semana passada, durante reunião do fórum de apoio ao Programa Imóvel da Gente, recém-instalado no estado. Na ocasião, foi cedido ainda um imóvel para a Coordenadoria da Patrulha Maria da Penha, que visa fortalecer políticas voltadas à proteção das mulheres.

Também foram entregues imóveis para fins de regularização das Instalações de Unidade de Telecomunicações do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (Sisceab), em Tarauacá, e para instalação do Posto de Controle Migratório, em Epitaciolândia.

Os fóruns onde houve as concessões são coordenados pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e foram criados para estimular a participação da sociedade civil na definição do uso dos imóveis da União.

A ideia, segundo o ministério, é “promover soluções locais para habitação, regularização fundiária e implantação de equipamentos públicos, utilizando o patrimônio como instrumento de transformação social”.

“Os fóruns estaduais são instâncias de participação onde reunimos representações de diferentes esferas públicas e da sociedade civil. É um espaço para discutir a melhor destinação dos imóveis da União, especialmente para políticas habitacionais, regularização fundiária e demais iniciativas previstas no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”, explicou Carolina Sutchi, secretária-adjunta de Gestão do Patrimônio da União.

Tiago Mourão, superintendente da SPU no Acre, ressaltou o compromisso do governo federal em utilizar seus imóveis para atender demandas da população. “Reafirmo o compromisso da SPU em colaborar ativamente com programas e projetos que promovam a inclusão social, a melhora da qualidade de vida da população e o efetivo aproveitamento dos imóveis”.

Sair da versão mobile