O governo federal destinou R$ 56,7 milhões do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para conectar mais de 500 mil alunos de 1,4 mil escolas públicas nas regiões Norte e Nordeste. No Acre e Amazonas, 526 instituições serão contempladas com infraestrutura de conectividade, como parte da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec).
A iniciativa, que conta com a coordenação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), tem como objetivo ampliar o acesso à internet em estados com os menores índices de conectividade na educação básica. A empresa Norte Brasil Network será responsável por implementar a infraestrutura e fornecer suporte técnico por 24 meses nos dois estados.
As escolas atendidas no Acre e Amazonas fazem parte de uma estratégia de inclusão digital que busca melhorar a qualidade do ensino em áreas remotas.
Segundo o Censo Escolar 2023, 88% das escolas públicas do Brasil possuem alguma forma de conexão com a internet, mas a qualidade e o uso para fins pedagógicos ainda são desafios, principalmente em áreas rurais e remotas.