Uma mulher morreu após sofrer uma descarga elétrica enquanto lavava roupas em Cruzeiro do Sul, na tarde desta quinta-feira, 21. As informações foram confirmadas pelo Corpo de Bombeiros.
Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, tenente Josadac Cavalcante, a ocorrência foi registrada nas proximidades do quartel, de modo que, tão logo souberam, os bombeiros já se deslocaram imediatamente ao local.
“Quando chegamos, a nova informação que tivemos é que se tratava de uma mulher que estaria lavando roupa ali no próprio quintal, que acabou tocando em alguma fiação que estava exposta e tomou essa descarga. Houve o barulho característico de descarga elétrica, os vizinhos ouviram e ficaram procurando de onde teria vindo. Eles [os vizinhos] não souberam quanto tempo se passou até encontrarem a senhora, que estava ainda em contato com a fiação”, reiterou Cavalcante.
Ainda de acordo com o comandante, assim que os bombeiros chegaram, já constataram que ela estava inconsciente e com parada cardiorrespiratória. “Fizeram as manobras de compressão torácica e acionaram imediatamente o Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] para o suporte médico. Quando o socorrista chegou, ainda tentou fazer a intubação dela, mas não conseguiram fazer com que ela reanimasse. O óbito foi atestado no local”, reiterou.
Alerta sobre riscos
O comandante aproveitou a oportunidade para dar dicas à população. “Quando se depararem com uma vítima nesta situação, com descarga elétrica, procure de imediato o atendimento e ligue para o Corpo de Bombeiros para que seja retirada a fiação da vítima. É extremamente difícil retirar a vítima da fiação por ela ficar pesada, por isso, caso deseje tirar a vítima, utilize uma madeira seca, não condutora de eletricidade”, reiterou.
Além disso, o tenente relembrou que jamais se deve ter o contato direto com a vítima vez que, nesse caso, a pessoa que vai auxiliar com certeza vai se tornar também mais uma vítima. “As orientações que a gente passa é exatamente evitar esse tipo de fiação exposta no quintal, que fica às vezes pelo chão, ligando energia de uma casa para outra. Às vezes, a fiação já está velha, sem a proteção de borracha”, reforçou.
É necessário bastante cuidado também com os eletrodomésticos. “Máquina de lavar tem sido uma das vilãs em relação a choque elétrico porque, quando a máquina já está bem desgastada, começa a passar corrente para a estrutura da máquina à parte externa. Então, muitas pessoas têm tomado descarga elétrica somente em tocar na parte metálica da máquina de lavar roupa”, disse, acrescentando ainda que outra situação corriqueira é o próprio morador instalar ali mergulhão em poço, em açude, e colocar um disjuntor com mergulhão. “Mas o morador liga de uma forma equivocada e acaba tomando a descarga elétrica”.