O médico neurocirurgião Luan Messias representou o Acre em duas reuniões de saúde do G20, evento que ocorre no Rio de Janeiro em resposta às crises financeiras e que tem o objetivo de promover a cooperação econômica internacional. O profissional se apresentou na sexta-feira, 15, e no sábado, 16.
À GAZETA, Luan enfatizou que participou com palestra no G20 social, chamado também de S20, e que é uma parte mais sócio-educacional de vários pontos do Brasil. Na segunda, Messias participou de palestra no N20, associado à parte de neurociências e saúde em geral.
“Eu apresentei a respeito da saúde dentro da Amazônia, nossas dificuldades e propostas de tratamentos, destacando principalmente a saúde na Amazônia e nos povos que moram dentro dessa região”, explicou o médico, acrescentando ainda que buscou o tratamento dos pacientes que têm maiores dificuldades, como os ribeirinhos. “Além de pacientes de zona rural e indígenas”.
Segundo Luan, o evento abraçou discussões de saúde sobre a África e Ásia. “Todos os lugares do mundo estavam presentes discutindo soluções para nós e para eles também no que diz respeito à saúde e parte social também”.
Luan acredita que a discussão é de suma importância, principalmente quando, nestas conversas, estão representantes, ministros e aqueles responsáveis pelas aplicações do que foi falado. “No final, são gerados relatórios que vão direto para a Câmara e o Senado, onde serão aplicados futuramente, no âmbito nacional. A discussão também vai para âmbito internacional, quando os responsáveis utilizam o que foi discutido aqui para aplicação em outros países do bloco do G20”, finalizou.