Em um dia de expectativa e preparação, muitos pais acompanharam seus filhos na chegada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, mesmo que alguns deles estejam prestando a prova como treineiros.
O promotor Francisco Maia, pai de Marília Isabel, de 17 anos, se despediu da filha fazendo um sinal da cruz para abençoá-la antes da prova. “A gente fica com o coração palpitando porque queremos que ela ganhe confiança a cada prova que faz”, comentou.
Marília é treineira este ano e ainda não definiu qual carreira deseja seguir. Francisco expressou sua esperança em Deus para que a filha escolha o caminho certo na profissão, ressaltando que cada prova é um passo importante na construção de sua confiança.
Do outro lado, José Júnior, pai de Leonidas Santos, de 16 anos, compartilhou suas boas expectativas para o filho. “Ele é muito inteligente e sempre tira boas notas. Mesmo sendo uma prova treineira, espero que ele tenha um bom desempenho para que, no próximo ano, possa se preparar melhor”, afirmou José.
Leonidas, por sua vez, ver a prova como uma oportunidade de autoconhecimento. “Quero saber das minhas capacidades e entender em que estou bom, para focar nos estudos e tirar uma boa nota no próximo ano”, disse.
Com colaborção: Juan Vicent Diaz e Iryá Rodrigues