Pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 28, pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio-AC) aponta que 57,3% dos empresários rio-branquenses contrataram nos últimos meses; 42,7% não empregaram novas pessoas.
Para o estudo, 103 entrevistas foram realizadas no último dia 22.
Ainda segundo o levantamento, no que diz respeito à atividade informal, 68,9% dos entrevistados disseram observam crescimento, enquanto 28,2% não afirmaram nada sobre a questão; outros 2,9% não se manifestaram a respeito.
Além disso, com relação a níveis de escolaridade para contratação de pessoal, 45,6% das empresas admitiram a exigência do Ensino Médio, outras 49,5%% não se manifestaram; e, 4,9%, reforçaram exigir pessoas com o Ensino Fundamental.
Quanto ao gênero do candidato, 64,1% dos empresários e dirigentes não confirmaram preferência. Porém, outros 34% admitiram a exigência a depender da função a ser desempenhada pelo contratado. Também 1% apontou a necessidade de melhor aparência física para determinadas funções; e 1%, quando a atividade demanda maior esforço físico.
No que diz respeito à idade, 46,6% dos empresários se mostraram indiferentes; no entanto, 53,4% admitiram preferir candidatos com até 29 anos.
A pesquisa também questionou os motivos de demissão e, segundo 63,1% dos entrevistados, a demissão espontânea é mais comum no mercado de Rio Branco. Em contrapartida, 29,1% admitiram maior frequência no processo de demissão “sem justa causa” e; 7,8%, “com justa causa”.
Para 35% dos empresários, a perspectiva de equilíbrio entre oferta e procura de empregos ultrapassa cinco anos. Porém, 22,3% apostam em até dois anos e; 12,6%, entre dois e três anos; ou mesmo entre três a quatro anos (11,7%). Outros 18,4%, não arriscaram previsão.