Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura apresenta finalistas do concurso do Hino de Rio Branco; confira autores

Finalista do Hino Acreano durante ensaio. Foto: Anne Nascimento

“É uma emoção muito grande: participei do concurso, estou finalista. A surpresa maior será na final, mas é claro que a gente quer vencer, fazer parte da história de Rio Branco”.  Foi com estas palavras que a servidora pública Karen Monteiro definiu o momento de ser uma das autoras das cinco letras escolhidas para a final da seleção do Hino Municipal de Rio Branco. Os finalistas foram divulgados nesta quinta-feira, 21, na sede do Quartel Geral da Polícia Militar do Acre (PMAC). A letra escolhida será divulgada nesta sexta-feira, 22, às 19 horas, na sede da Prefeitura de Rio Branco.

Ainda em julho, a Prefeitura de Rio Branco publicou o edital que estabelece as normas e critérios necessários do concurso; conforme a publicação, o objetivo é revelar e exaltar, por meio da arte musical, a expressão dos aspectos históricos e culturais de Rio Branco.

A criação da letra e melodia do hino deve atender a referências geo-históricas do município, com citações sobre a trajetória histórica, origens, fauna, flora, solo, aspectos culturais, turísticos, históricos, econômicos e sociais, sem promover individualidades ou particularidades.

Karen Monteiro e Hilda Dias, finalistas do concurso do Hino de Rio Branco. Foto: Anne Nascimento

Além de Karen, foram escolhidas as canções de Antonio Ferreira Pereira, Erivan Franco da Silva, Hilda Lopes Dias e Graça Gomes. Os arranjos ficaram a cargo da “Furiosa”, banda da PMAC, sob regência do capitão J. Everaldo.

O presidente da Fundação Garibaldi  Brasil, Klowsbey Pereira, aproveitou a oportunidade para parabenizar toda a cooperação da banda da Polícia Militar por acompanhar todos os concorrentes. “É um fato histórico do nosso município, e a letra será divulgada no dia 22, que é o Dia do Músico. Será oportunidade de parabenizar todos os músicos”, reforçou, acrescentando que o rio-branquense saberá o hino escolhido já na sexta-feira, às 18 horas, na sede da Prefeitura. “Será um evento muito bonito”, reiterou.

O regente da banda, capitão J.Everaldo, relembrou que a Furiosa, desde sua fundação, contribui para a qualidade cultural do Estado. “E este é um momento ímpar. Estão todos convidados para participarem  deste momento”, finalizou.

Foto: Anne Nascimento
Sair da versão mobile