Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura de Rio Branco inicia campanha de combate ao mosquito da dengue e outras arboviroses

A Prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), lançou oficialmente na manhã desta quarta-feira, 7, a campanha de combate ao mosquito da dengue e outras arboviroses, como Zika e Chikungunya. O evento de abertura ocorreu no bairro São Francisco, onde foram entregues, de forma simbólica, tablets e equipamentos para os agentes de endemias que atuarão na campanha.

A diretora de Vigilância em Saúde da Semsa, Socorro Martins, destacou que, embora os registros da doença tenham diminuído significativamente na capital, a chegada da temporada de chuvas exige atenção redobrada.

“Esse período tem tendência de aumento de casos, e queremos alertar a população, colocar nossos agentes para intensificar visitas e orientação. Vamos trabalhar em uma força-tarefa com escolas, agentes comunitários de saúde e toda a equipe de saúde para evitar uma epidemia ou surtos de dengue”, ressaltou Martins.

Eliana Pereira, coordenadora da divisão de endemias e pessoal de campo da Semsa, informou que as primeiras ações da campanha serão focadas nas áreas com maior índice de infestação pelo mosquito, concentradas na parte alta da cidade. “Vai ser um trabalho direcionado para essas áreas, casa a casa. Hoje estamos entregando equipamentos, como tablets para facilitar o trabalho dos agentes, e também distribuindo cartilhas educativas para crianças e professores, para que trabalhem a temática nas escolas e contribuam com o combate ao mosquito”, explicou Pereira.

Na abertura da campanha, alunos da escola Luiza Carneiro Dantas participaram de atividades educativas sobre os cuidados com o mosquito da dengue. De forma criativa e lúdica, as crianças receberam orientações sobre a importância de evitar locais com água parada, que podem se tornar criadouros do Aedes aegypti. Renan Vitor de Souza, de 6 anos, chamou a atenção para o perigo da dengue: “A gente não pode deixar a caixa de água aberta, porque eles vão colocar os ovos, e a dengue é perigosa. Pode até levar à morte!”, alertou o pequeno.

A campanha da Prefeitura de Rio Branco pretende alcançar todos os bairros da cidade, promovendo ações educativas e distribuindo materiais para intensificar a prevenção, contando com o envolvimento de escolas, agentes de saúde e apoio da população para reduzir os riscos de um surto de arboviroses neste período chuvoso.

Sair da versão mobile