A Subestação Tangará, localizada no Conjunto Mariana, em Rio Branco, é responsável pelo fornecimento de energia elétrica para milhares de residências e comércios. E, agora, está de cara nova. Na área externa, foram pintados diversos grafites, valorizando a arte urbana e reforçando a mensagem de segurança com a rede elétrica.
A nova roupagem da subestação é resultado da 8ª edição do Projeto Graffiti e Arte nas Quebradas, promovido pelo TRZ CREW, com apoio da Energisa Acre. O evento promoveu acesso à arte e à cultura para a população de Rio Branco, com apresentações culturais gratuitas, atividades de assistência à comunidade e uma oficina aberta ao público, com foco em grafite, poesia e comunicação alternativa.
A Energisa patrocinou a ação que promoveu uma oficina gratuita para 30 pessoas da comunidade. Normalmente, as oficinas dão vida nova a espaços públicos que estão abandonados ou sem vida, como escolas, praças e teatro. Desta vez, a tela em branco foi inusitada: uma subestação de energia.
“Para nós, trabalhar com o 5° elemento da cultura do Hip Hop é muito importante, que é o conhecimento, e através disso conseguimos propagar, divulgar e manter a nossa arte viva. Passar esse conhecimento para os alunos é muito bom. Já estamos na expectativa de realizar mais eventos como este, juntamente com parceiros como a Energisa”, afirmou José Alberto Junior, ou apenas JR TRZ, idealizador e coordenador geral do projeto.
Para o diretor-presidente da Energisa Acre, Ricardo Xavier, o objetivo da parceria é levar mensagens importantes para a comunidade, além de incentivar a arte urbana e local.
“Temos o desafio diário de nos comunicar com diversos públicos e conscientizá-los da importância da segurança quando o assunto é energia elétrica. Desta vez, apostamos em uma linguagem diferente, que, além de levar uma mensagem, dá mais vida para os espaços”, afirma Xavier.
Além de oferecer oportunidade de aprendizado e capacitação, por meio das oficinas, a iniciativa também proporciona espaços de expressão para os artistas locais.