Apesar da elevação do Rio Acre para pouco mais de dois metros neste sábado, 9, a situação de seca em Rio Branco deve se prolongar até o final de novembro, segundo previsões da Defesa Civil Municipal.
Cláudio Falcão, coordenador da instituição, informou que a previsão de chuvas nos próximos dias poderá manter o rio acima dos dois metros, mas o alívio será gradual e não suficiente para encerrar o cenário de estiagem extrema.
O coordenador explica que o processo de recuperação do nível das águas é lento e dependerá de dias de chuva para que o solo recupere sua umidade.
“A tendência é que ele continue aumentando, talvez não de maneira tão rápida, mas deve seguir em elevação”, afirma Falcão. No entanto, ele ressalta que o nível do rio ainda está longe do patamar ideal e que a situação crítica permanece.
Falcão destacou que a expectativa é de que as chuvas continuem, mas que o solo da região ainda precisa se saturar para que a elevação do rio seja mais significativa. “O cenário de seca não muda do dia para a noite. Até o solo saturar, ter umidade suficiente e os níveis do rio voltarem ao normal, isso demora uns dias”, esclarece. Com isso, ele acredita que, embora o rio possa alcançar níveis entre quatro e cinco metros em dezembro, a seca deve persistir até o final deste mês.
Conforme o levantamento, nas últimas 24 horas choveu cerca de 19,06 milímetros na capital acreana. Com isso, o acumulado de chuva em novembro já passa dos 150 milímetros.