“Fiz questão de vir aqui para agradecer esse reconhecimento do governo do Estado, dos amigos, por esse meu trabalho de cinco décadas. Eu vim para o Acre para fazer jornalismo e aqui estou”. Foi com estas palavras que o jornalista e escritor Silvio Martinello recebeu, das mãos do governador Gladson Cameli, a grande homenagem do 2º Prêmio de Comunicação do Governo do Acre Val Sales, realizado nesta quinta-feira, 28, no Afa Jardim.
Catarinense, mas acreano de coração, Silvio Martinello tem cinco décadas de Acre e cinco décadas de jornalismo. Durante o prêmio, rodeado da família e visivelmente emocionado, o jornalista – formado pela Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo – reforçou o seu amor pelo estado.
“Eu gosto do Acre, já passei por São Paulo, mas prefiro morar aqui, viver aqui, porque o Acre é fantástico”, disse, arrancando lágrimas e sorrisos dos presentes.
Martinello publicou quatro livros: “A Ilha da Consciência”, “Corações de Borracha”, “Amanda” e, “Acre, Onde o Vento Faz a Curva”. Ele também é vencedor do Prêmio Esso Regional, com o trabalho: “Censura, Não” e correspondente do Jornal Brasil por 12 anos.
Martinello é casado com Ivete Martinello, e é pai de Maíra, Sara, Larissa, Paula e Thiago, além de ser avô de seis netos.