Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Última semana de novembro deve ser marcada por calor e chuvas pontuais

Foto: Iryá Rodrigues

A última semana de novembro deverá ser quente e úmida no Acre, com chuvas diárias, mas pontuais e passageiras. A previsão é do pesquisador climático Davi Friale, e foi divulgada na tarde desta segunda-feira, 25.

De acordo com Friale, no entanto, são esperadas chuvas um pouco mais intensas entre a quinta-feira 28, e o sábado, 30. “Além disso, Em Rio Branco, já choveu, em novembro, até o dia 25, quase 100% da média mensal, que é 208,8mm. Conforme os registros do Instituto Nacional de Meteorologia [Inmet], o acumulado do mês já soma 98,6% da média climatológica. Foram, até o momento, 12 dias com chuva igual ou superior a 1mm, sendo que a média do mês é de 13 dias”, reiterou.

O pesquisador enfatizou que não há possibilidade de temporais nos próximos dias. “No entanto, eles podem ocorrer, mas de forma pontual e isolada em qualquer município acreano”.

As temperaturas máximas diárias devem oscilar entre 30ºC e 34ºC; nos locais onde houver chuva, no entanto, os termômetros devem ficar entre 26ºC e 30ºC. “Já, as mínimas oscilam entre 22 e 25ºC , durante esta semana, em todos os municípios”.

Os ventos sopram entre fracos e calmos na semana, predominantemente, da direção norte, com variações de noroeste e de nordeste. “Em alguns momentos, podem soprar com rajadas moderadas”.

O pesquisador acredita que, ao longo desta semana, o Rio Acre deve ficar entre 3 e 5 metros.

Sair da versão mobile