“O grande benefício é as pessoas não ficarem presas aqui no horário de pico. Não tenho dúvida nenhuma de que vai melhorar muito a mobilidade urbana”. As informações são do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, durante vistoria no viaduto Mamed Bittar, localizado nas proximidades da AABB, nesta segunda-feira, 4. De acordo com o gestor, a obra deve ser entregue a partir de julho do ano que vem.
Segundo Bocalom, houve uma necessidade maior de espera, principalmente diante da grandiosidade da obra. “No momento em que soltássemos aqui ia dar problema na frente [nas proximidades do supermercado Araújo Mix]. Foi por isso que também resolvemos construir lá o [elevado] do Araújo Mix”, explicou.
O prefeito afirmou ainda estar feliz por utilizar recursos federais, com emendas do senador Márcio Bittar. “Infelizmente, o RP9 [sigla para Emendas de Relator-Geral do Orçamento da União] está todo travado em Brasília. Apesar de termos o documento assinado, empenhado, só fizeram a primeira liberação. E para que a obra não parasse, nós estamos gastando o recurso próprio e. por isso, demos a ordem para a empresa continuar trabalhando, e, conforme faturas cheguem, vamos pagando com recursos próprios”, explicou.
O prefeito também acredita que, embora a obra do viaduto termine apenas após julho de 2025, a do Elevado da Dias Martins deve ser entregue até o final deste ano. “No total, tivemos o recurso de pouco mais de R$ 900 mil, até agora; mas no, total, o custo será de aproximadamente R$ 4 milhões. Estou feliz que a nossa prefeitura tem saúde quando muita gente dizia anteriormente que a prefeitura não podia sobreviver sem o apoio do governo do Estado e do Governo Federal. Nós estamos provando que quando a gente cuida bem do dinheiro, temos resultado”, finalizou.
Veja pronunciamento do prefeito: