Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

VÍDEO: Descarte de materiais escolares em Xapuri leva governo a abrir investigação

Foto: Reprodução/redes sociais

Um vídeo que circula nas redes mostra o descarte de materiais escolares em um lixão no Xapuri. Na filmagem, gravada na quarta-feira, 20, a vereadora do município Alarice Botelho (PT) mostra caixas de giz, lápis de cores, e até canetas esferográficas descartadas.

Ainda segundo a parlamentar, alguns materiais escolares já haviam sido, inclusive, levados por populares. “Recebi a informação pela manhã [de quarta-feira] que vários materiais didáticos estavam jogados no lixo e vim checar. Infelizmente, para mim, que sou professora, é um cenário de muita decepção. O que ficaram foi muito giz, caixas e mais caixas, o que é um cenário de muita tristeza”, reiterou Botelho, que é professora e presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal. “vou passar esse vídeo para o Ministério Público”, complementa.

O outro lado

O governo do Acre emitiu, na noite desta quinta-feira, 21, nota pública para falar sobre o assunto. Segundo a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) foi instaurado para apuração dos fatos e identificação de responsabilidade. Além disso, a nota reitera que os materiais foram descartados pela Representação da SEE sob justificativa de estarem danificados.

Ainda segundo a nota, caso sejam constatadas irregularidades no manejo, as medidas cabíveis serão tomadas.

leia a nota na íntegra:

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), informa que, diante da denúncia sobre o descarte de materiais didáticos no município de Xapuri, um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) foi instaurado para apuração dos fatos e identificação de responsabilidades.

Os materiais, incluindo livros e outros itens adquiridos, foram descartados pela Representação da SEE, sob a justificativa de que estavam danificados e inservíveis.

Reforçamos que, caso sejam constatadas irregularidades no manejo desses bens, as medidas cabíveis serão tomadas para garantir a transparência e o correto uso do patrimônio público.

Aberson Carvalho
Secretário de Estado de Educação e Cultura do Acre

Sair da versão mobile