O presidente do PT no Acre, ex-deputado estadual Daniel Zen, afirmou, nesta quarta-feira, 13, em suas redes sociais, que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que quer acabar com a jornada de seis dias de trabalho para um de descanso “é o debate mais importante dos últimos tempos” no Brasil.
Segundo ele, “todos os países” que testaram a redução da escala de trabalho padrão tiveram bons resultados no aumento dos empregos formais, no crescimento da economia e na melhoria da qualidade de vida geral dos trabalhadores.
“Talvez o resultado final não seja a escala 4×3, mas sim a 5×2, que já é a regra geral no serviço público”, avaliou o dirigente partidário, sobre uma das possibilidades que o debate pode trazer para quem trabalha para o setor privado.
Nesta quarta, 13, todas as 171 assinaturas necessárias para a PEC começar a tramitar na Câmara dos Deputados, em Brasília, foram alcançadas pela autora da proposta, a deputada federal Erika Hilton, do PSol. Toda a bancada do Acre na casa legislativa, composta por oito parlamentares, assinou favoravelmente à PEC.
Para ser aprovada, ela precisa, além das assinaturas, do voto de 308 deputados em dois turnos.
Um abaixo-assinado que pede o fim dessa escala já conta com mais de 2,8 milhões de assinaturas de trabalhadores.
Setores patronais têm demonstrado preocupação com o avanço do debate, por temerem impactos na economia, e pedem maior discussão sobre o tema.