Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Justiça Eleitoral do Acre atinge 87% de satisfação dos eleitores, revela pesquisa

Foto: Reprodução/TRE

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) apresentou, nesta sexta-feira, 29, os resultados de uma pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto Consulting do Brasil Inteligência em Pesquisa, que mede a satisfação dos eleitores com as eleições municipais de 2024.

Durante a reunião virtual conduzida por Luciane Bombach, diretora de Planejamento e Administrativo da empresa responsável pelo estudo, diversos representantes do TRE-AC participaram, incluindo o Presidente, Desembargador Júnior Alberto, e outras autoridades do tribunal.

Índice elevado de confiança e satisfação

Os números revelados pela pesquisa indicam que a Justiça Eleitoral no Acre continua a conquistar a confiança da população. Com 87% dos eleitores avaliando positivamente o trabalho do TRE-AC, a pesquisa mostrou que a instituição é vista como confiável por cerca de 9 em cada 10 entrevistados.

A pesquisa também evidenciou aspectos que merecem destaque, como o atendimento nas seções eleitorais, que obteve 95,2% de aprovação, e a agilidade no processo eleitoral e infraestrutura dos locais de votação, com 94,3% de aprovação.

Além disso, a cordialidade dos mesários foi outro ponto bem avaliado pelos eleitores, o que contribui para um processo eleitoral tranquilo e sem maiores contratempos. Para 87,9% dos entrevistados, o processo de votação foi rápido, refletindo um alto grau de eficiência.

Confiança nas urnas e na segurança do processo

A pesquisa também destacou a confiança dos eleitores nas urnas eletrônicas, com 81,9% dos participantes afirmando acreditar na segurança do sistema. Além disso, 84,3% dos eleitores têm confiança nos resultados das eleições. Um dado que chama atenção é que 91,4% dos eleitores consideram que a identificação biométrica contribui para reforçar a segurança durante o processo eleitoral, o que demonstra o avanço na modernização e transparência das eleições.

Papel da Justiça Eleitoral

Quando questionados sobre o acompanhamento das propostas políticas dos candidatos, 95,6% dos eleitores afirmaram acompanhar as campanhas, com a internet sendo a principal fonte de informação (47,5%), seguida da televisão (38,2%). Além disso, os eleitores destacaram o papel essencial da Justiça Eleitoral em garantir a cidadania, a legitimidade do processo eleitoral e a realização das eleições, com 26,8%, 23,5% e 26% de menções, respectivamente.

O desembargador Júnior Alberto comemorou os resultados da pesquisa, enfatizando o compromisso da Justiça Eleitoral do Acre com a transparência e eficiência no processo eleitoral. “Esse reconhecimento é fruto do trabalho incansável de servidores, mesários e colaboradores, que se dedicam para atender os eleitores com excelência. Seguiremos empenhados em fortalecer a democracia e assegurar que cada cidadão exerça seu direito ao voto com confiança e tranquilidade”, afirmou.

Sair da versão mobile