Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

No Acre, apenas cinco prefeitos eleitos prestaram contas com a Justiça Eleitoral; prazo encerra em novembro

Pouco menos de um mês após as eleições, apenas cinco prefeitos eleitos enviaram a prestação de contas da campanha eleitoral para a Justiça Eleitoral. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AC), o candidatos eleitos de Assis Brasil, Mâncio Lima, Porto Acre, Porto Walter e Santa Rosa dos Purus enviaram a prestação.

De Rio Branco, somente o candidato a prefeito Marcus Alexandre (MDB) enviou a prestação de contas. Contudo, a documentação ainda não foi analisada pela Justiça Eleitoral.

Dos candidatos eleitos para as Câmaras de Vereadores dos municípios acreanos, 80 candidatos eleitos também enviaram suas prestações de contas.

Segundo o último levantamento do TRE/AC, 2.311 candidatos concorreram ao pleito deste ano, contudo, apenas 444 prestações de contas de candidatos eleitos e não eleitos foram encaminhadas. Os vice-prefeitos devem
fazer a sua prestação de contas junto com os prefeitos que concorreram ao pleito, conforme a Resolução do Tribunal do Superior Eleitoral (TSE) nº 23.607/2019.

O prazo para enviar a prestação de contas encerra na próxima terça-feira, 5 de novembro. Os candidatos e partidos que não prestarem as contas finais dentro do prazo definido na legislação eleitoral não receberão a certidão de quitação eleitoral. Além disso, se foram candidatos eleitos, eles não serão diplomados, enquanto durar a irregularidade.

Sair da versão mobile