Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Todos os deputados federais do Acre assinaram a PEC do fim da jornada 6×1

A proposta de emenda à Constituição (PEC) que quer acabar com a jornada de seis dias de trabalho para um de descanso já conta com a assinatura dos oito deputados federais do Acre.

Inicialmente, apenas Socorro Neri (Progressistas), Meire Serafim (União Brasil) e Antônia Lúcia (Republicanos) haviam subscrito a proposta, de autoria da deputada Erika Hilton, do PSol.

Com a repercussão do debate, sobretudo nas redes sociais, Roberto Duarte (Republicanos) se juntou às colegas nesta terça-feira, 12. Antes, ele abriu enquete em seu Instagram na qual 83% dos quase 800 votantes se manifestaram a favor da PEC.

Em poucas horas, os deputados Gerlen Diniz (Progressistas), Zezinho Barbary (Progressistas) e Ulysses Araújo (União Brasil) seguiram o posicionamento de Duarte. À noite, foi a vez de Eduardo Velloso (União Brasil) completar o placar.

Todas as 171 assinaturas necessárias para a PEC começar a tramitar na Câmara dos Deputados, em Brasília, já foram obtidas. Para ser aprovada na casa legislativa, a proposta precisa, além das assinaturas, do voto de 308 deputados em dois turnos.

“Isso [a jornada 6×1] tira do trabalhador o direito de passar tempo com sua família, de cuidar de si, de se divertir, de procurar outro emprego ou até mesmo se qualificar para um emprego melhor. A escala 6×1 é uma prisão, e é incompatível com a dignidade do trabalhador”, disse Hilton, após o assunto se tornar um dos mais comentados nas redes.

Um abaixo-assinado que pede o fim dessa escala já conta com mais de 2,7 milhões de assinaturas de trabalhadores.

Setores patronais têm demonstrado preocupação com o avanço do debate, por temerem impactos na economia, e pedem maior discussão sobre o tema.

Sair da versão mobile