Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Filmes acreanos produzidos com a Lei Paulo Gustavo estreiam no Teatro Hélio Melo nesta sexta

Foto: cedida

Valorizando a cultura acreana e os retratos sociais, duas novas produções audiovisuais serão exibidas no Teatro Hélio Melo, nesta sexta-feira, 8, a partir das 19h. As obras são inteiramente acreanas e foram realizadas por meio dos recursos da Lei Paulo Gustavo, com o apoio da Fundação de Cultura Elias Mansour. 

Através desses recursos foi possível a realização da produção do curta-metragem intitulado “Abandonada no Orfanato”, que conta a história de uma garota que é abandonada pela mãe. Essa garota, Manuela, enfrenta uma doença, a síndrome de Tourette, causando mudanças, como tics, gagueira e outras dificuldades. A obra retrata a luta da menina com seus conflitos internos e o confronto com os preconceitos ao seu redor.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A outra produção audiovisual será lançada no mesmo dia, o curta-metragem “Uma vivência na cultura acreana”, que retrata a história de um casal que chega ao Acre e se depara com a riqueza cultural do estado. O filme apresenta cenas dos patrimônios históricos do Acre, um pouco da culinária, do folclore e da história acreana. 

Guilherme Francisco, produtor executivo do filme, relatou À GAZETA como o processo de produção do filme

“O processo de produção durou, aproximadamente, quatro meses. Mostramos cenas de vários patrimônios do Acre, a Usina de Artes, o Arraial Cultural, o Teatro Hélio Melo, gravamos cenas em Xapuri, na casa do Chico Mendes, no Rio Acre, algumas no parque Chico Mendes”, diz. O produtor enfatiza que o filme tem apenas 30 minutos e que ele pode ser usado como recurso didático nas escolas, por trazer conhecimentos históricos do estado.

Ambos os filmes tem categoria livre para toda a família e terão ingresso gratuito para a estreia.

Sair da versão mobile