22 de agosto de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

22 de agosto de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Tsunami: 20 anos da tragédia que deixou mais de 220 mil mortos na Ásia

Em toda a região, serão realizadas cerimônias religiosas nesta 5ª e vigílias nas praias, onde muitos turistas morreram em 2004.

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
26/12/2024 - 08:05
Foto: David Rydevik

Foto: David Rydevik

Manda no zap!CompartilharTuitar

Há exatos 20 anos, no dia 26 de dezembro de 2004, um terremoto de magnitude 9,1 no fundo do Oceano Índico e com epicentro na Indonésia, perto da ilha de Sumatra, gerou ondas gigantescas que varreram as costas do sudeste asiático. O fenômeno atingiu 14 países, deixando mais de 220 mil mortos. A data será lembrada nesta quinta-feira (26/12), com cerimônias programadas em memória das vítimas da tragédia, enquanto alguns países analisam as lições aprendidas com o desastre natural.

Em toda a região, serão realizadas cerimônias religiosas nesta quinta-feira e vigílias nas praias, onde muitos turistas que celebravam o Natal de 2004 perderam a vida. Na Tailândia, mais de 5 mil pessoas morreram, metade delas visitantes estrangeiros, e outras 3 mil foram dadas como desaparecidas.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

A quase mil quilômetros da costa tailandesa devastada pelo tsunami de 2004, os engenheiros instalaram uma boia de detecção no mar, um elemento essencial num sistema de prevenção destinado a garantir que um desastre tão mortal não volte a acontecer.

Em 2004, os sistemas de prevenção de desastres naturais eram rudimentares, sendo quase impossível de prevenir as milhões de pessoas que viviam nas costas do Oceano Índico.

Nos anos que se seguiram, vários governos se uniram para desenvolver um sistema global de informação sobre tsunamis, recorrendo a uma rede de seis boias de detecção no Oceano Pacífico, estabelecida pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos.

Conhecido como Deep-Ocean Assessment and Reporting of Tsunami (DART), o sistema conta hoje com 74 boias em todo o mundo. Elas flutuam na superfície, enquanto estão presas ao fundo do mar. As boias monitoram os sinais de um sensor sísmico colocado no fundo, bem como as mudanças no nível da água.

Um dia, o sistema irá provar o seu valor, insistem os especialistas da ONU. Há “100% de probabilidade” de que outro tsunami da mesma magnitude do de 2004 ocorra, mais dia ou menos dia, alertou Bernado Aliaga, chefe do departamento de resiliência a tsunamis da Unesnco, durante uma conferência pelo 20º aniversário da tragédia: “Pode acontecer amanhã, daqui a 50 anos ou daqui a 100 anos”, alerta.

O poder da informação
Em certas regiões do Oceano Índico, foi preciso esperar vários dias para saber a extensão do tsunami, devido à falta de meios de comunicação. Vinte anos depois, as redes sociais permitem monitorar e antecipar desastres naturais em tempo real.

Muito antes da disseminação das redes sociais, Mark Oberle já estava na vanguarda da modernidade. Em 2004, ele utilizou o seu blog para informar familiares e amigos, mas também o público em geral, sobre o tsunami ao qual sobreviveu durante vários dias. Este turista americano estava de férias na cidade tailandesa de Phuket, atingida pelas ondas gigantes.

“Foi com as mensagens de texto que começamos a compreender a dimensão da situação”, afirma Oberle, um médico profissional, que ajudou no auxílio a muitas vítimas.

“Escrevi este blog porque havia muitos amigos e parentes que queriam saber mais. Também recebi muitos pedidos de estranhos. As pessoas estavam desesperadas para receber notícias”, lembra ele.

Em 2004, os blogueiros era tão pioneiros que foram eleitos “Personalidades do Ano” pelo canal americano ABC News. O Facebook, lançado no início daquele ano, ainda engatinhava. Embora algumas fotos do tsunami tenham sido publicadas no site Flickr, não havia imagens divulgadas em tempo real como acontece hoje no X, Instagram ou Bluesky.

Redes sociais
Daniel Aldrich, professor da Northeastern University em Boston, nos Estados Unidos, entrevistou sobreviventes em Tamil Nadu, na Índia. Eles disseram que em 2004 não tinham ideia do que era um tsunami e não haviam recebido alertas. “Na Índia, quase 6 mil pessoas foram pegas de surpresa e morreram afogadas”, lembra Aldrich.

O contraste é nítido com o que acontece hoje. Em fevereiro de 2023, um estudante de 20 anos foi resgatado dos escombros de um terremoto na Turquia depois de publicar a sua localização on-line. Durante as enchentes no sul de Espanha, em outubro, os socorristas recorreram às redes sociais para ajudar a encontrar pessoas desaparecidas.

A existência das redes, no entanto, não está isenta de riscos. Especialistas alertam para as chances de propagação de informações falsas e boatos, como aconteceu durante a passagem do furacão Helene pelos Estados Unidos, em setembro.

Os esforços das equipes de resgate foram interrompidos devido a tensões com os moradores, num contexto de teorias da conspiração, segundo as quais a ajuda tinha sido desviada e o verdadeiro número de vítimas ocultado. “As redes sociais mudaram a forma como respondemos aos desastres, para melhor e para pior”, resume Aldrich.

Por: Metrópoles

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Após mais de 40 milímetros de chuva, nível do Rio Acre passa dos 8 metros em Rio Branco

Próxima Notícia

Horóscopo 2024: confira a previsão de hoje (26/12) para seu signo

Mais Notícias

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
7º guia gazeta

PF: Bolsonaro enviou mais de 300 mensagens e vídeos para driblar STF

21/08/2025
Divulgação/NASA, ESA, CSA, STScI, M. El Moutamid, M. Hedman
7º guia gazeta

Nasa descobre nova lua orbitando planeta do Sistema Solar

20/08/2025
Carro partiu ao meio depois de batida no Centro de Suzano — Foto: Adilson Fraga/Arquivo Pessoal
7º guia gazeta

Vídeo: motorista e passageiro saem andando de carro que se partiu ao meio após batida na Grande SP

19/08/2025
Shiran Ungar/Israel Nature and Parks Authority
7º guia gazeta

Mar da Galileia, citado na Bíblia, fica vermelho e intriga moradores

18/08/2025
Hytalo Santos e marido foram presos na Grande São Paulo  • Reprodução/Redes sociais
7º guia gazeta

Hytalo Santos e marido estão dividindo a mesma cela em cadeia de SP

18/08/2025
Foto: Secom ALE/RO
7º guia gazeta

Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca de concurso com 200 vagas e salários de até R$ 24 mil

17/08/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Horóscopo 2024: confira a previsão de hoje (26/12) para seu signo

Horóscopo 2024: confira a previsão de hoje (26/12) para seu signo

No dia de Natal, polícia prende três homens e apreende quase 3 quilos de drogas em Sena Madureira

No dia de Natal, polícia prende três homens e apreende quase 3 quilos de drogas em Sena Madureira

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre