Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Chá de ora-pro-nóbis: como usar a infusão para emagrecer

Foto: Getty Images

A ora-pro-nóbis é uma planta alimentícia não convencional (Panc). Por ser rica em fibras, ela contribui para o funcionamento do sistema digestivo, o que pode facilitar a perda de peso. As fibras e proteínas presentes na planta também contribuem para a sensação de saciedade, diminuindo a vontade de comer.

“A ora-pro-nóbis forma um gel dentro do estômago, preenchendo o órgão e promovendo a saciedade. Além disso, a ora-pro-nóbis é um alimento pobre em calorias, sendo uma boa opção de hortaliça para incluir em dietas de perda de peso”, afirma a endocrinologista Carolina Mantelli, que atende em São Paulo. Em média, 100 gramas da planta (cerca de 40 folhas) contêm apenas 26 calorias.

Como preparar o chá de ora-pro-nóbis para emagrecer

O chá de ora-pro-nóbis pode ser feito com folhas frescas ou desidratadas. Se o preparo for com folhas frescas, recomenda-se usar de três a cinco para cada 300 ml de água. Se a preferência for pelas folhas desidratadas e maceradas, recomenda-se usar 8 gramas (cerca de duas colheres de chá) para cada 300 ml de água.

O preparo do chá é simples: ferva a água com as folhas de ora-pro-nóbis por cerca de cinco minutos, desligue o fogo e deixe a infusão repousar por 10 minutos. Para adoçar, você pode adicionar uma pequena quantidade de mel ou açúcar de coco.

Como tomar o chá de ora-pro-nóbis?
De acordo com a nutricionista Mayra Bespalhok, da Clínica Reabillize, o ideal é ingerir o chá de ora-pro-nóbis entre as refeições. A infusão ajudará na sensação de saciedade e na absorção dos nutrientes que vêm dos alimentos.

No entanto, o consumo do chá não é recomendado para todos. “Gestantes, lactantes, crianças e pessoas com maior tendência aos cálculos renais não podem ingerir esse chá”, explicou Mayra, em entrevista anterior ao Metrópoles.

É importante lembrar que o emagrecimento é alcançado dentro de uma dieta com déficit calórico, que contemple um balanço energético negativo de mais calorias gastas do que ingeridas. O ideal é buscar a orientação de um profissional de saúde para estabelecer um plano alimentar adequado ao seus objetivos pessoais.

Contraindicações do chá de ora-pro-nóbis
De acordo com a nutricionista Mariana Ferrari Fernandes, que trabalha na Beneficência Portuguesa, em São Paulo, não há estudos que relatem riscos ou contraindicações para o consumo da ora-pro-nóbis.

No entanto, uma recomendação importante é ter cuidado com o oxalato presente na planta. Embora ele seja naturalmente eliminado pela urina, o consumo excessivo de oxalato pode favorecer a formação de pedras nos rins em pessoas com pré-disposição. Além disso, o oxalato, dependendo da sensibilidade da pessoa, pode interferir na absorção de minerais no intestino.

“O consumo deve ser moderado, como de qualquer alimento”, afirmou Mariana Ferrari Fernandes.

Por: Metrópoles

Sair da versão mobile