O cuidado com a pele vai além de cremes e tratamentos dermatológicos. A alimentação desempenha um papel fundamental na aparência e saúde da pele, por isso, determinados alimentos podem acelerar o processo de envelhecimento.
Pensando nisso, a equipe especializada em saúde, bem-estar e beleza do TV Foco montou uma lista com cinco alimentos que aceleram o envelhecimento e “detonam” a pele.
Alimentos que aceleram o envelhecimento da pele:
- Açúcar refinado e doces: O consumo excessivo de açúcar é um dos maiores vilões para a pele. Ele promove a glicação, deixando a pele mais rígida, menos elástica e propensa a rugas.
- Carboidratos refinados (pães brancos, massas, bolos): Carboidratos de alto índice glicêmico aumentam rapidamente os níveis de açúcar no sangue, promovendo os mesmos efeitos nocivos do açúcar refinado.
- Alimentos ultraprocessados: Snacks, salgadinhos, embutidos e fast food contêm aditivos químicos, gorduras trans e excesso de sódio, que favorecem a retenção de líquidos e a inflamação da pele.
- Bebidas alcoólicas: O álcool desidrata a pele e prejudica o funcionamento do fígado, órgão essencial para a eliminação de toxinas. A desidratação crônica causa ressecamento e perda de elasticidade.
- Carnes processadas: Presunto, bacon e salsichas possuem altos níveis de sódio e conservantes, que podem desencadear inflamações e acelerar o envelhecimento cutâneo.
-
Quais alimentos favorecem a pele?
Em contrapartida, existem alguns alimentos que podem ajudar na produção de colágeno e favorecer a pele, trazendo mais viço e jovialidade como:
- Frutas vermelhas (morangos, mirtilos, framboesas): Ricas em antioxidantes como vitamina C, a síntese do colágeno, combatem os radicais livres.
- Abacate: Fonte de gorduras boas e vitamina E, que hidratam e regeneram a pele.
- Peixes gordurosos (salmão, sardinha): Contêm ômega-3, que reduz inflamações e mantém a pele hidratada.
- Nozes e amêndoas: Ricas em selênio, zinco e vitamina E, ajudam na elasticidade da pele.
- Chá verde: Carregado de polifenóis, protege a pele contra danos causados pelo sol e promove o rejuvenescimento celular.
Por fim, manter uma dieta equilibrada e rica em alimentos naturais, juntamente com hidratação adequada, é a melhor forma de preservar a saúde e retardar o envelhecimento.
Fonte: Metrópoles e TV Foco