O vereador Jean Volpato (PT), eleito em Blumenau (SC) neste ano, não compareceu na cerimônia de diplomação do município que ocorreu na quarta-feira (18). Ele pediu para seu irmão gêmeo, Júlio Volpato, receber o diploma em seu nome.
Jean não pôde estar na cerimônia por ter testado positivo para Covid-19 na véspera da solenidade, segundo anúncio nas redes sociais.
O ato não foi irregular, porque desde 1996 o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autoriza que o diploma seja recebido por meio de procurador. Nas redes sociais, os irmãos chegaram a publicar uma foto da procuração apresentada na Justiça de Santa Catarina.
“Hoje é um dia histórico e emocionante para mim. Apesar de não poder estar presente na solenidade por estar me recuperando da Covid-19, fui representado com muito orgulho pelo meu irmão @juliovolpato13, que recebeu o diploma em meu nome. Agradeço imensamente cada um dos 4.221 votos que me trouxeram até aqui. Esse é o começo de um novo capítulo, com coragem para renovar e lutar por uma Blumenau mais justa e igualitária”, afirmou Jean nas redes sociais.
Já o irmão, Júlio, explicou o motivo de ter sido escolhido por Jean.
“Jean não compareceu à cerimônia para respeitar as recomendações sanitárias de isolamento por 5 dias e me pediu para representá-lo, pois temos um vínculo profundo nas lutas e uma confiança mútua que cultivamos, especialmente em pautas como a defesa da população LGBTI+”, destacou.
Diplomação
Ontem foi o último dia para ocorrer a diplomação, segundo o calendário eleitoral. Nesta fase, os políticos eleitos são considerados oficialmente aptos para assumir os cargos.
A cerimônia conta com a entrega dos diplomas, assinados pelos juízes eleitorais de cada cidade.
Por: CNN Brasil