Em 2025, a empresa sueca Heart Aerospace vai testar a maior aeronave e completamente elétrica do mundo. O protótipo Heart X1, que mede 32 metros entre uma asa e outra, vai ser testado no aeroporto internacional de Plattsburgh, em Nova York.
O experimento do Heart X1 vai validar a inovação tecnológica de propulsão elétrica. A aeronave totalmente elétrica, Heart X1, passará primeiro por testes em terra firme, para conferir sua capacidade de carregamento e velocidade e pista. O primeiro voo está programado para acontecer no primeiro trimestre de 2025.
Sistema híbrido-elétrico
A tecnologia também representa um marco para o desenvolvimento do avião regional que a empresa produziu. A aeronave ES-30 tem um sistema híbrido-elétrico e suporta 30 passageiros.
O ES-30 tem um alcance elétrico de 200 quilômetros, em uma rota de 30 minutos, sem emitir carbono, e muda para o sistema híbrido em distâncias maiores — alcançando 400 quilômetros.
Além disso, a aeronave híbrida possui quatro motores de hélice elétricos. Com base na distância percorrida ,a energia é extraída de baterias da BAE Systems ou de turbo geradores que queimam combustível.
“Aviões comerciais elétricos têm o potencial de reduzir os custos operacionais para as companhias aéreas dos EUA, criando uma oportunidade poderosa para restabelecer rotas aéreas regionais que estimulam as economias locais, impulsionam o turismo e melhoram o acesso aos centros urbanos”, disse o cofundador e CEO da Heart Aerospace, Anders Forslund, em comunicado.
Outra vantagem da aeronave é a diminuição da poluição sonora, já que a ES-30 é muito silenciosa em comparação com os aviões habituais. Os motores elétricos fornecem potência de maneira imediata, o que permite decolagens em pistas com até 1.100 metros.
Devido a sua capacidade de alcançar menores distâncias, a aeronave pode ser uma alternativa viável para incentivar o turismo e a economia local. Na prática, é uma possibilidade para as pessoas viajarem a locais próximos.
O avião tem uma grande cabine e os passageiros podem levar uma bagagem de até 25 quilos. De acordo com a empresa, a aeronave apresenta vantagens ambientais e pode ter boas alternativas de rotas.
A empresa aeroespacial já tem planos para desenvolver o Heart X2, que vai contar com um sistema híbrido-elétrico e tem previsão para inaugurar seu primeiro voo em 2026. A aeronave alcançará maiores distâncias, combinando energia elétrica e turboélice.
Por: Revista Galile