Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Veja os melhores e piores sucos para quem quer perder peso

Foto: Getty Images

Os sucos naturais são frequentemente incluídos nas dietas como aliados na busca por uma alimentação saudável. No entanto, algumas escolhas podem acabar prejudicando os objetivos de emagrecimento, principalmente quando não são levados em consideração fatores como a densidade calórica dos alimentos e o impacto do açúcar das frutas, a frutose.

Para esclarecer quais são as melhores opções de sucos para incluir na dieta e garantir maior perda de peso, a coluna Claudia Meireles conversou com o nutricionista Matheus Maestralle.

De acordo com o especialista, a depender do sabor, a pessoa poderá, sim, ter mais dificuldades na hora de reduzir as medidas.

Sucos com baixo teor calórico e alta saciedade

Foto:Getty ImagesFoto colorida. Imagem mostra uma peneira com várias acerolas - Metrópoles
Acerola tem alta concentração de vitamina C e nutrientes

De acordo com Matheus, algumas frutas se destacam por seu baixo teor calórico e pela capacidade de aumentar a saciedade, características ideais para quem está focado em “secar”.

“Frutas como acerola, maracujá, limão e morango são excelentes opções, pois têm menos calorias por porção e mais fibras, o que ajuda a aumentar a saciedade e a termogênese, o processo que ajuda o nosso corpo a queimar gorduras”, destaca o nutricionista.

Além dessas frutas, Matheus explica que opções ricas em água e fibras, como melão, melancia e mamão, também podem ser grandes aliadas.

Cuidado com os sucos altamente calóricos

Getty ImagesGarrafa com suco de laranja ao lado de uma laranja cortada - Metrópoles
Suco de laranja pode ser muito calórico

Embora todas as frutas possam ser encaixadas em uma dieta de emagrecimento, Matheus alerta que algumas exigem mais atenção. Um exemplo é o suco de laranja. “Essa bebida, em específico, pode conter muita glicose, pois exige várias unidades da fruta para ser feito. Isso pode elevar os níveis de insulina, comprometendo o objetivo”, explica.

O nutricionista recomenda, nesses casos, a ingestão da fruta inteira. “Ao consumir a laranja in natura, você preserva as fibras presentes no bagaço, que ajudam a controlar os picos de glicose e a prolongar a saciedade. Isso vale também para outras frutas que, quando transformadas em suco, perdem grande parte de suas fibras”, acrescenta.

Canvadamasco
O damasco fresco e ressecado possui quantidades diferentes de proteína

Outro ponto destacado por Matheus são as frutas secas, como damasco e tâmara. Elas contam com uma densidade calórica muito alta por porção, o que pode dificultar a perda de peso. “Essas frutas são ricas em carboidratos e calorias, o que as torna menos vantajosas nesse momento”, comenta.

Por: Metrópoles

 

Sair da versão mobile