Para garantir a segurança das festividades de Réveillon na noite de terça-feira, 31, e madrugada de quarta, 1º, em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), implementará uma forte estrutura com bloqueios, detectores de metal, revistas e câmeras de reconhecimento facial.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, destaca que todas as forças da área estão comprometidas em proporcionar um evento seguro para os acreanos: “Com as medidas adotadas, queremos garantir que todos possam desfrutar das festividades com tranquilidade”.
O monitoramento será realizado por meio do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que conta com mais de 500 câmeras distribuídas em pontos estratégicos de todo o Acre, sendo 17 delas instaladas no entorno da Arena da Floresta, na capital, onde será realizado o Réveillon da Família.
O diretor operacional da Sejusp, Atahaulpa Ribera, acrescenta que a segurança é a prioridade durante a comemoração. “Com a atuação da segurança privada e a Sejusp, estamos prontos para enfrentar qualquer eventualidade e garantir a proteção de todos”, enfatiza.
Além das medidas já mencionadas, a segurança do evento contará com sobrevoos de drones e helicópteros do Centro de Operações Aéreas (Ciopaer), que farão monitoramento durante o dia e a noite. “Estamos implementando a Operação Papai Noel, em que a Polícia Militar estará intensificando a presença nas ruas, assegurando que a festa transcorra em um ambiente seguro”, explicou Ribera.
Somente em Rio Branco, a expectativa é que entre 15 e 20 mil pessoas circulem durante o período da festa do Réveillon da Família. A megaoperação de segurança envolverá mais de 400 operadores em todo o estado, sendo 200 apenas na capital.
A Polícia Civil também estará presente, com agentes em todo o Acre e todas as delegacias em funcionamento. Durante a festa não serão permitidos menores desacompanhados, bem como objetos cortantes, geleiras, garrafas de vidro, isopores, cadeiras de praia, cadeiras de plástico e capacetes.
Por: Agência de Notícias do Acre