O Conselho Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac) está reunido nesta quarta-feira, 4, para debater o futuro do bônus de inclusão regional, utilizado na seleção de estudantes para cursos de graduação da universidade.
O bônus regional de 15% foi criado com a intenção de beneficiar candidatos que completaram todo o Ensino Médio em escolas públicas ou privadas na região do Acre.
Porém, com o recente julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou inconstitucional a aplicação de bonificações regionais nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o futuro da ação afirmativa na Ufac está em xeque.
A decisão do STF foi tomada em maio deste ano e pode afetar diretamente as políticas de inclusão adotadas pela universidade.
Adesão ao SiSU
Em nota enviada À GAZETA, a Ufac informou que o prazo para assinatura do Termo de Adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2025) encerrou na última sexta-feira, 29, e que disponibilizou, neste processo, um total de 2.290 vagas para ingresso em seus cursos de graduação.
Conforme a universidade, inicialmente, inicialmente, foi inserido no sistema SiSU a ação afirmativa do bônus regional. Contudo, existe grande possibilidade de que o bônus regional seja retirado antes do encerramento do período de retificação, no dia 6 de dezembro, a depender do que for deliberado pela reunião do Conselho.
Veja nota da Ufac na íntegra:
A Universidade Federal do Acre (Ufac) informa que o prazo para assinatura do Termo de Adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) encerrou na última sexta-feira. Entretanto, conforme as diretrizes do processo, o período para retificação do referido termo pelas Instituições de Ensino Superior (IES) ocorre entre os dias 2 e 6 de dezembro de 2024.
A Ufac disponibilizou, neste processo, um total de 2.290 vagas para ingresso em seus cursos de graduação. Inicialmente, foi inserido no sistema SiSU a ação afirmativa do bônus regional. Contudo, conforme deliberado pelo Conselho Universitário em reunião prevista para o dia 4 de dezembro, há uma grande possibilidade de que o bônus regional seja retirado antes do encerramento do período de retificação, no dia 6 de dezembro.
Reiteramos que, até o dia 6 de dezembro, a Ufac, assim como as demais IES participantes do Sisu, pode realizar ajustes no Termo de Adesão, assegurando o cumprimento das decisões institucionais e das normas do processo seletivo.
A Ufac reafirma seu compromisso com a transparência e a equidade no acesso ao ensino superior, mantendo-se à disposição para esclarecimentos adicionais