Um avião de pequeno porte caiu em Gramado, na Serra Gaúcha, na manhã deste domingo (22/12). Todos os nove ocupantes morreram, segundo o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). Ao menos 15 pessoas foram encaminhadas para o hospital da cidade, a maioria por ter inalado fumaça, segundo o Corpo de Bombeiros.
A aeronave saiu do Aeroclube de Canela, município próximo de Gramado. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública gaúcha, “o avião colidiu na chaminé de um prédio, depois no segundo andar de uma residência e, então, caiu sobre uma loja de móveis”. Os destroços também atingiram uma pousada na Avenida das Hortênsias.
No X, Leite informou no fim da manhã que estava a caminho de Gramado. “Estamos com todo o efetivo do município e de Canela mobilizado para atender a ocorrência”, disse.
“No momento, a prioridade é garantir o isolamento da área e atender as vítimas que sofreram ferimentos. Infelizmente, as informações iniciais dão conta de que os ocupantes da aeronave não sobreviveram”, disse.
Equipes de Canoas (RS) do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa V), do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foram acionadas para acompanhar as investigações e apurar as causas da queda.
O local foi isolado pela Brigada Militar. As forças de segurança permanecem no local fazendo o trabalho de rescaldo e resgate. A Polícia Civil investiga o caso.
“Está saindo fumaça. Tem cheiro muito forte de querosene”, afirmou uma mulher que estava perto do local do acidente. Ela confirmou que a aeronave atingiu um hotel no centro da cidade.
De acordo com a testemunha, a queda causou uma forte onda de choque que quebrou os vidros de prédios nos arredores. “O choque a explosão foi tão forte que até os vidros da Localiza explodiram”, contou. “Foi muito forte a onda de choque”, comentou.
Por: Metrópoles