Os filmes são uma forma de se divertir e estudar ao mesmo tempo. Muitos retratam fatos históricos ou contam histórias de personagens em contextos importantes para o vestibular, como a Segunda Guerra Mundial.
A CNN fez uma seleção de filmes premiados que ajudam os estudantes a se preparar para as provas. Confira:
“Ainda Estou Aqui” (2024)
O filme brasileiro mais famoso de 2024 se passa na década de 1970 e retrata a história da família Paiva depois que Rubens Paiva é levado por militares à paisana e some sem deixar rastros. O longa apresenta um exemplo do que inúmeras famílias viveram durante a ditadura militar brasileira.
“Ainda estou aqui” conquistou o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza e representará o Brasil na disputa por uma vaga entre os indicados a Melhor Filme Internacional no Oscar 2025.
“Gladiador” (2000)
O longa superpremiado retrata a história de Roma Imperial, inclusive com referências aos combates entre gladiadores, animais e outras atividades que aconteciam no Coliseu. Em 2024, “Gladiador 2” chegou aos cinemas.
O filme ganhou Oscar de Melhor filme em 2001, Melhor ator (Russell Crowe), Melhor figurino, Melhores efeitos visuais e Melhor som.
“Parasita” (2019)
O filme sul-coreano traz a tona a discussão sobre desigualdade social mostrando a disparidade entre a família Ki-taek, que vive em um porão e passa por dificuldades financeiras, e uma família rica. É um prato cheio de referências para redações.
O longa foi o primeiro filme não falado em inglês a vencer o Oscar de Melhor Filme, em 2020.
“A Vida dos Outros” (2007)
O filme alemão se passa durante os anos 1980, na Alemanha Oriental (comunista). Gerd Wiesler, agente de segurança do governo, monitora o dramaturgo Georg Dreyman, que é suspeito de infidelidade ao comunismo. A obra recorda a Guerra Fria, um período importante para os estudantes de vestibular.
A obra ganhou Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2007.
“O Sol É para Todos” (1962)
O filme conta a história de um advogado que decidiu defender um homem negro acusado de estupro por uma mulher branca. Tudo se passa em um vilarejo no sul dos Estados Unidos no ano de 1932, pouco tempo após a Crise de 1929.
Gregory Peck, ator que interpretou o advogado Atticus Finch, levou o Oscar de Melhor Ator em 1963. O filme ainda ganhou Oscar de Melhor Direção de Arte e Melhor roteiro adaptado.
“Oppenheimer” (2023)
O longa vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2024 conta história de Julius Robert Oppenheimer, conhecido como o “pai da bomba atômica”. No filme, é possível ver que ele se arrependeu da criação durante a Segunda Guerra Mundial.
Além de Melhor Filme, “Oppenheimer” também levou estatuetas de Melhor Ator (Cillian Murphy), Melhor Diretor (Christopher Nolan), Melhor Ator Coadjuvante (Robert Downey Jr.), Melhor Montagem, Melhor Fotografia e Melhor Trilha Sonora Original.
“A Lista de Schindler” (1993)
Um dos filmes mais famosos sobre o nazismo conta a história de Oskar Schindler, um homem rico que salvou mais de mil judeus durante o Holocausto.
O longa levou sete estatuetas do Oscar em 1994, incluindo de Melhor Filme e Melhor Direção.
“Uma Noite de 12 Anos” (2018)
O filme se passa em 1973, no Uruguai, e conta a história do ex-presidente Pepe Mujica. Ele e um grupo de amigos foram presos por lutarem contra a ditadura militar. O longa traz uma discussão sobre a Guerra Fria na América Latina.
A obra ganhou o Prêmio Goya de Melhor Roteiro Adaptado em 2019.
Fonte: CNN Brasil