Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre enfrenta seca em 100% do território pelo 7º mês consecutivo, mas severidade diminui

Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Sema

O Acre segue com seca presente em todo o seu território pelo sétimo mês consecutivo, conforme a mais recente atualização do Monitor de Secas, divulgada nesta segunda-feira, 23, pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Essa é a primeira vez que o estado apresenta 100% de área afetada pelo fenômeno durante sete meses seguidos desde sua inclusão no mapa do Monitor, em novembro de 2022. Apesar da permanência do fenômeno, houve um abrandamento em sua severidade entre outubro e novembro.

Segundo os dados, a seca extrema deixou de ser registrada no estado, configurando a condição mais branda do fenômeno desde junho deste ano.

Essa melhora reflete uma leve recuperação das condições climáticas, mesmo com a persistência do cenário de estiagem que afeta diretamente a população, a agricultura e os recursos hídricos da região.

Contexto nacional e regional

Em todo o Brasil, o Monitor de Secas apontou uma expansão do fenômeno para 92% do território nacional em novembro, totalizando cerca de 7,85 milhões de quilômetros quadrados. Apesar disso, o Acre está entre os 16 estados que registraram uma redução na severidade do fenômeno no último mês, junto com Amazonas, Rondônia e Roraima, no Norte.

Por outro lado, o Norte do país ainda registra a situação mais severa em comparação com outras regiões, incluindo seca excepcional, a mais intensa na escala do Monitor.

Sair da versão mobile