A Comissão Intergestores Bipartite publicou, na edição desta segunda-feira, 23, do Diário Oficial do Estado (DOE), a resolução que estabelece a nova constituição do Grupo Condutor Estadual da Rede de Atenção Psicossocial (Rede RAPS) no Acre.
A decisão foi tomada com base na portaria que cria a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aqueles com necessidades decorrentes do uso de substâncias como crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Grupo Condutor tem como principal objetivo mobilizar os gestores e coordenadores do SUS nas diferentes fases de implantação da Rede, além de apoiar na organização dos processos de trabalho e monitorar o progresso da implementação, identificando e solucionando possíveis pontos críticos ao longo do processo.
A coordenação do grupo ficará a cargo da Coordenação da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre). A nova composição do grupo contará com representantes de diversos órgãos, como a Secretaria Adjunta de Administração e Finanças, a Diretoria de Regulação, a Diretoria Jurídica da Sesacre, além de representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Acre (COSEMS) e das Coordenações Regionais de Saúde.
A criação deste novo grupo visa melhorar o atendimento e a integração dos serviços destinados a pessoas com transtornos mentais e dependência química, fortalecendo a Rede RAPS no estado e garantindo maior eficácia nas ações de saúde mental e assistência social.