Neste Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado em 1º de dezembro, o Acre apresenta dados importantes sobre a evolução dos casos de HIV no estado. Nos dois primeiros quadrimestres de 2024, foram notificados 244 casos de HIV em adultos e 6 casos em gestantes.
Os dados são do boletim epidemiológico elaborado pelo Núcleo de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Prevenção da Transmissão Vertical do HIV, Sífilis e Hepatites Virais, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre).
O levantamento indica que a região de saúde do Baixo Acre concentra a maior parte dos casos, com 221 notificações em adultos, representando 90,57% do total. A capital, Rio Branco, é a cidade com maior incidência, com 80,74% dos casos de HIV em adultos.
Em contraste, os municípios de Acrelândia, Capixaba, Plácido de Castro e Porto Acre tiveram a menor frequência, com apenas 0,41% cada um.
Em relação aos casos de HIV em gestantes, 5 dos 6 registros ocorreram no Baixo Acre, com Rio Branco novamente sendo o município com a maior frequência.
Em termos gerais, o número de casos de HIV em adultos no Acre teve um aumento em 2024, com 244 casos, em comparação com 219 em 2023.
A Secretaria de Saúde do Acre reforça a importância de estratégias contínuas de prevenção e diagnóstico precoce, destacando a necessidade de conscientização sobre as formas de transmissão do HIV e os cuidados necessários para reduzir a propagação do vírus.