O Acre vai receber, nos próximos dias, 2.250 unidades do medicamento Rifampicina 4 em 1, considerado de primeira linha para tratamento da tuberculose, mas que age também no controle da hanseníase, meningite, brucelose e hidradenite. A remessa vai atender a demanda até março de 2025.
A droga combina quatro remédios em um único comprimido (rifampicina 150mg + isoniazida 75mg + pirazinamida 400mg + etambutol 275mg), garantindo um melhor tratamento aos pacientes.
“Com um plano terapêutico simplificado, torna-se mais simples para quem sofre da doença seguir o tratamento de maneira adequada, potencializando as possibilidades de recuperação e evitando a resistência aos medicamentos”, informou a pasta.
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, mais conhecida como bacilo de Koch. A doença atinge principalmente os pulmões, mas pode acometer outros órgãos do corpo humano.
Tosse por três semanas ou mais, febre alta, sudorese noturna e emagrecimento são os sintomas mais comuns da doença, cujo tratamento é ofertado de forma inteiramente gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS).