Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ageac determina instalação de boias em reservatórios de água para evitar desperdício em Rio Branco

Foto: Reprodução/Prefeitura

Com o objetivo de combater o desperdício de água e aumentar a eficiência do abastecimento, a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado do Acre (Ageac) determinou que todos os usuários de serviços de água em Rio Branco instalem boias de vazão total em seus reservatórios, como cisternas e caixas d’água, para evitar que a água transborde quando os reservatórios estiverem cheios.

Atualmente, ainda segundo a prefeitura, mais de 50% da água que sai da Estação de Tratamento é desperdiçada. Com as boias, há a garantia de que a água não transborde quando encher caixas d’água e cisternas.

Segundo a resolução da Ageac, os usuários terão o prazo de 12 meses, a contar da data da publicação, para instalar boias em seus reservatórios de água.

Após esse período, caso o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), identifique a ausência das boias, será emitida uma notificação por escrito, da qual o usuário deverá acusar recebimento na segunda via e orientações verbais para que se adeque as regras previstas na resolução. Caso o desperdício de água persista, serão aplicadas as penalidades previstas na Lei Municipal nº 1.575, de 8 de dezembro de 2005, de maneira gradual e progressiva.

O gerente comercial do Saerb, Jamerson Valle, disse que o objetivo é conscientizar a população. “Para que possamos, além de coibir o desperdício, assegurar a eficiência do abastecimento e ampliarmos, cada vez mais, nossa abrangência de atendimento” explica.

Novos serviços de implantação de ligação e religações que forem solicitados após a publicação da resolução só serão atendidos, ainda de acordo com a prefeitura, mediante instalação prévia das boias nos reservatórios.

Sair da versão mobile