O nível do Rio Acre subiu expressivamente em Rio Branco nas últimas 24 horas, alcançando 8,27 metros nesta quinta-feira, 26, de acordo com dados da Defesa Civil Municipal. A elevação é atribuída às fortes chuvas que atingiram a região, com um acumulado de 44,60 milímetros de precipitação nas últimas 24 horas.
Na quarta-feira, 25, o manancial estava com 7,32 metros, evidenciando um aumento de quase um metro em apenas um dia. A cota de alerta do Rio Acre na capital é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14 metros.
Chuvas nas cabeceiras
O coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, já havia alertado para a possibilidade de elevação do nível do rio na capital devido ao aumento registrado nas cabeceiras e em cidades do interior. Na última terça-feira, 24, o Rio Acre em Assis Brasil subiu de 3,46 metros para 9,51 metros em 24 horas, um salto de mais de 6 metros. O mesmo fenômeno foi observado em Brasiléia, Xapuri e Capixaba.
Segundo Falcão, Rio Branco é especialmente vulnerável a essas elevações porque é um dos últimos municípios da Bacia do Rio Acre a sentir os impactos das cheias. “Nós somos um dos municípios mais impactados da Bacia do Rio Acre, porque somos o penúltimo.”
Além disso, o aumento do nível do Riozinho do Rola, afluente que contribui para o Rio Acre, já está gerando efeitos na capital.