Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Aprovados do cadastro de reserva da Polícia Civil protestam em frente ao Palácio por convocação para curso

Foto: Arquivo pessoal

Os aprovados no cadastro de reserva do concurso da Polícia Civil de 2017 se reuniram em frente ao Palácio Rio Branco na tarde desta sexta-feira, 20, para cobrar do governo estadual a convocação para o curso de formação, etapa decisiva para o ingresso no cargo.

Com cartazes e vestidos com a camisa do movimento, o grupo quis chamar a atenção da população e das autoridades para a situação enfrentada pela categoria.

Os manifestantes, que já concluíram as etapas anteriores do concurso, destacam que o prazo do processo seletivo se encerra em março de 2025. Caso não sejam convocados para a fase de formação até lá, os aprovados no cadastro de reserva terão a oportunidade de ingressar nos quadros da Polícia Civil frustrada, uma vez que a convocação para o curso de formação é imprescindível para a finalização do processo.

“Temos colegas que estão enfrentando dificuldades emocionais, como depressão e ansiedade, por conta dessa incerteza. Muitos de nós não se prepararam para outros concursos, esperando pelo chamamento do governo”, declarou um dos aprovados.

Além disso, os aprovados reforçaram que, caso sejam convocados para a formação, não haverá impacto no orçamento do estado, pois o governo ainda tem até dois anos para realizar as convocações conforme a necessidade, sem comprometer as finanças estaduais ou a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Os manifestantes também afirmam que há vagas disponíveis para preenchimento e que a convocação dos aprovados não significará o fim da necessidade de novos concursos, uma vez que “há carência de profissionais na Polícia Civil.”

Na semana passada, o grupo também havia realizado protestos na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) durante a discussão do orçamento estadual para 2025, mas não obteve resultados concretos.

Sair da versão mobile