A Diocese de Rio Branco preparou uma programação especial para celebrar o nascimento de Jesus e convida todos a viverem a verdadeira alegria do Natal. Na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, a missa da véspera de Natal será celebrada nesta terça-feira, 24, às 19h, e no dia 25, a missa de Natal do Senhor será celebrada no mesmo horário.
O padre Manoel Costa, coordenador da Diocese de Rio Branco, destacou que o Natal é uma celebração religiosa, familiar e social. “A base de tudo, com suas iluminações, confraternizações e trocas de presentes, é a realidade histórica, humana e espiritual do nascimento de Deus entre nós”, afirmou. Ele ressaltou ainda que o Natal é um convite à fraternidade, união e paz, que são os pilares da mensagem cristã.
Para o padre, o nascimento de Cristo revela o grande mistério do amor de Deus, que se fez humano para mostrar sua grande graça, como São Paulo descreve: “Veja que grande graça o Pai nos deu, sermos chamados filhos de Deus.” Ele lembra que, por meio do nascimento de Jesus, somos chamados a viver como irmãos, com amor e solidariedade, promovendo a paz.
O padre também comentou a mudança no horário das missas, que antigamente eram celebradas à meia-noite. “Hoje, por questões pastorais e para que as famílias possam se reunir mais cedo, a missa da véspera será às 19h”, explicou. Ele finalizou deixando uma mensagem de paz e fraternidade: “Que Deus, o príncipe da paz, habite nossos corações e que possamos ser promotores dessa paz no mundo.”