Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Chuva de meteoros poderá ser vista a olho nu no Acre nesta sexta-feira, 13

Foto: Reprodução/Estadão

Um dos fenômenos astronômicos mais aguardados e intensos do ano, a chuva de meteoros Geminídeas poderá ser vista em todo o Brasil, nesta sexta-feira, 13. Desta vez, a região Norte terá o privilégio de melhor visão do fenômeno, que pode chegar  até 150 meteoros por hora no pico. No Acre, o espetáculo poderá ser observado a partir das 21h30.

De acordo com o Observatório Nacional de Astronomia,  as geminídeas ocorrem anualmente entre os dias 2 e 21 de dezembro, mas neste ano atingirá o seu pico nas noites de quinta-feira, 12, para sexta-feira, 13, e sexta para sábado, 14. O observatório acrescentou que apesar do privilégio da região norte, o fato da proximidade da Lua cheia irá diminuir a visibilidade dos meteoros.

Para melhor visualização do evento astronômico é recomendável buscar um local com pouca iluminação e direcionar o olhar para o nordeste, onde se encontra a constelação de Gêmeos, ponto de origem dos meteoros. As estrelas Castor e Pollux podem servir como referência para localizar o local ideal.

“É importante esperar até que os olhos se adaptem à escuridão — cerca de 20 minutos são suficientes. Não é necessário o uso de telescópios ou binóculos. O ideal é deitar em uma cadeira de praia e sentir-se confortável para esperar que os meteoros apareçam”, aconselha o Observatório Nacional.

As chuvas de meteoros são fenômenos dos mais apreciados pelos interessados por astronomia.

Sair da versão mobile