Rio Branco promove a 5ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, na próxima terça-feira, 3, organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia). O evento, que ocorrerá no Teatro Universitário da Ufac, das 8h às 18h, terá como tema central “Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica”.
Esta conferência é a primeira etapa rumo à Conferência Nacional de Meio Ambiente e tem como objetivo promover o debate sobre as consequências da mudança climática, além de buscar soluções que envolvam toda a sociedade.
O secretário de Meio Ambiente, Carlos Nasserala, destacou a relevância do evento, mencionando os recentes eventos climáticos extremos enfrentados pela cidade, como a enchente e a seca.
“No correr deste ano, passamos dois eventos climáticos extremos: a enchente e a seca, mas não são exclusividade deste ano. Essa é uma realidade da nossa cidade. Por isso a importância de trazer quem vive na pele os efeitos das mudanças do clima, para debater que propostas podemos fazer para amenizar esses efeitos”, afirmou.
A conferência será estruturada em torno de cinco eixos temáticos: Mitigação, Adaptação e Preparação para Desastres, Justiça Climática, Transformação Ecológica e Governança e Educação Ambiental.
Durante o evento, espera-se que sejam elaboradas dez propostas de enfrentamento à emergência climática em Rio Branco, duas por eixo temático.
Além disso, serão eleitos delegados que representarão o município na etapa estadual da conferência. Esses delegados terão a importante função de representar a diversidade de interesses, incluindo organizações não governamentais (ONGs), comunidades locais e o setor privado, para o enfrentamento das questões climáticas.
A conferência é aberta à população, e todos os interessados podem se inscrever gratuitamente através do portal da conferência (https://cmma.riobranco.ac.gov.br/5-edicao/inscricao).