Candidatos autodeclarados negros no concurso do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Acre (CAU-AC) devem se preparar para o procedimento de heteroidentificação. A convocação dos candidatos foi publicada nesta terça-feira, 17, no site do Instituto Quadrix.
Aqueles que se autodeclararam negros deverão ser avaliados por uma comissão específica, composta por, no mínimo, cinco membros, para confirmar se atendem aos critérios fenotípicos para concorrer às vagas. O processo será realizado em Rio Branco, neste sábado, 21, na sede do CAU-AC, localizada na Rua Padre Manoel da Nóbrega, 146, Bosque. O não comparecimento no local e horário definidos acarretará a eliminação do candidato.
A heteroidentificação será filmada ou fotografada, e o candidato deve apresentar documento de identidade original para participar. Caso o candidato se recuse a ser filmado ou fotografado, ou não siga as orientações estabelecidas, ele será desclassificado do concurso. A comissão será composta por integrantes de diferentes gêneros, cores e naturalidades, e as deliberações serão baseadas unicamente nas características fenotípicas do candidato no momento do procedimento.
Além disso, o candidato que tiver a autodeclaração invalidada pela comissão poderá concorrer apenas às vagas de ampla concorrência, caso tenha pontuação suficiente. O resultado preliminar da heteroidentificação será divulgado em 6 de janeiro de 2025, com a possibilidade de interposição de recursos até 13 de janeiro de 2025. A comissão recursal, formada por membros distintos, será responsável pela análise dos recursos, cujas decisões não poderão ser contestadas.
A convocação para o procedimento de heteroidentificação é exclusiva, não sendo permitidas alterações de data, local ou horário. A responsabilidade pelo correto comparecimento é totalmente do candidato. O horário oficial de Brasília/DF será adotado para o agendamento.
Veja os nomes e os horários do procedimento: