O envio das videoaulas pelos candidatos às vagas de professor no concurso da Secretaria de Estado de Educação (SEE) foi suspenso da plataforma da banca organizadora após o anúncio do cancelamento do certame pelo governo. Os participantes tinham até o dia 9 de dezembro para encaminhar as produções audiovisuais.
Porém, a SEE esclareceu, com exclusividade À GAZETA, que essa etapa do processo seletivo não foi anulada e que outro prazo para o envio dos vídeos será divulgado em breve, com o novo cronograma do concurso.
Não haverá necessidade de reenvio do material por parte dos candidatos que já encaminharam as videoaulas.
A empresa Nosso Rumo, que conduz o certame, seguirá à frente do processo, mesmo após constatadas falhas na aplicação das provas no domingo, 1º, que resultaram na anulação das provas objetivas e discursivas.
O secretário de Educação, Aberson Carvalho, explicou que o governo precisa manter a banca na organização do concurso por questões jurídicas e contratuais.
O edital com o novo cronograma do certame será realizado pela empresa. Ainda não há datas definidas, porém, o governo confirmou que as novas provas deverão ocorrer somente em março, depois do Carnaval.
Carvalho informou, ainda, que os candidatos que faltaram o domingo poderão fazer as provas objetivas e discursivas normalmente na reaplicação, pois pagaram para disputar vaga no processo seletivo.
O cancelamento da segunda fase do concurso veio após diversos relatos de falhas, como salas sem fiscais, candidatos flagrados com o celular na mão, quantidade insuficiente de cadeiras em pelo menos um local de prova, entre outras situações.