Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Cruzeiro do Sul se torna, oficialmente, a capital nacional da farinha de mandioca

Foto: Gleilson Miranda

Segunda maior cidade do Acre, Cruzeiro do Sul, agora, é a capital nacional da farinha de mandioca. O projeto de lei que confere tal título à cidade do Vale do Juruá, de autoria do senador Alan Rick (União Brasil), foi aprovado no Congresso Nacional e sancionado pelo presidente Lula (PT).

O Diário Oficial da União (DOU) publicou a lei nesta segunda-feira, 23, oficializando a classificação.

Produto que não pode faltar no prato dos acreanos, a farinha de mandioca tem, em Cruzeiro do Sul, qualidade única. O item conta com o selo de Indicação Geográfica desde 2017, um reconhecimento do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).

“A concessão desse título é uma forma de valorizar a produção local e o trabalho árduo dos agricultores de Cruzeiro do Sul, que mantêm vivas as tradições indígenas e garantem a preservação de saberes e técnicas artesanais que são passados de geração em geração”, afirmou Alan Rick.

A sanção da lei deve incrementar a economia local, conforme avalia o senador. “Este título é mais um passo para fortalecer a identidade cultural e econômica da nossa região, que tem na produção da mandioca uma de suas maiores riquezas”.

Sair da versão mobile