O coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão fez um alerta, nesta sexta-feira, 13, quanto à possibilidade de transbordamento do Rio Acre, no próximo período chuvoso.
Com base em dados estatísticos e análises da pluviosidade dos níveis do Rio Acre, em Rio Branco, nos últimos dez anos, a instituição aponta uma probabilidade de até 80% de ocorrência de alagações na cidade, especialmente entre fevereiro e março do ano que vem.
Falcão explicou que, desde 2009, houve uma intensificação de desastres hidrológicos na região, com transbordamentos ocorrendo em todos os anos, exceto em 2016 e 2017. Apesar de o cenário não indicar necessariamente a mesma intensidade das inundações de 2024, a Defesa Civil reforça a necessidade de preparação para o pior cenário, visando garantir uma resposta rápida e eficaz em caso de emergência.
“A nossa missão é estar preparados para o pior. Mesmo com uma probabilidade de 80%, estamos nos preparando para o cenário de alagamento, porque nossa prioridade é a segurança da população”, afirmou o coordenador.
A previsão é que, com o aumento da precipitação nas próximas semanas, as autoridades municipais intensifiquem as ações de monitoramento e prevenção.