Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Defesa Civil vê probabilidade alta de alagação em Rio Branco para o ano que vem

Assis Brasil, Brasileia, Xapuri, Rio Branco (acima) e Sena Madureira estão em alerta máximo, devido aos baixos níveis do rio, segundo dados do Monitoramento Hidrometeorológico. Foto: Pedro Devani/Secom

A Defesa Civil Municipal alertou para a alta probabilidade de alagações em Rio Branco para o ano que vem, especialmente entre os meses de fevereiro e março, quando as chuvas se intensificam na região.

Segundo o órgão, as chances de uma nova enchente do Rio Acre em 2025 são de 80%. O número foi divulgado com base em dados estatísticos e análises da pluviosidade dos níveis do manancial nos últimos 10 anos.

Nesta segunda-feira, 16, o rio registrou elevação de quase 1 metro em apenas 24 horas, chegando aos 5,44 metros. As chuvas intensas que caíram na região foram responsáveis pelo aumento repentino.

Os afluentes do Rio Acre também experimentaram subida expressiva de nível nas últimas horas, com destaque para o Riozinho do Rola, cuja região onde fica seu leito registrou de 100mm de chuva nas últimas 24 horas.

“E essa água está vindo para Rio Branco”, alertou, nesta segunda, 16, o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão. “O nível do Riozinho do Rola já está mais alto que o do Rio Acre, e ele por si só pode causar inundações em Rio Branco”, continuou.

No início de 2024, o Rio Acre registrou uma de suas maiores enchentes que se tem registro.

Sair da versão mobile