Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Dezembro no Acre: mês de chuvas fortes, temperaturas amenas e início do verão

Foto: Juan Vicent Diaz

Dezembro é um mês de importantes mudanças climáticas no Acre. Ele marca o início do verão, período com os dias mais longos e as noites mais curtas do ano. Também é considerado o mês com maior quantidade de chuvas no estado, embora, no final do mês, a influência de massas de ar polar reduza a umidade relativa do ar, especialmente na região do Juruá. As informações são do pesquisador climático Davi Friale.

Em Rio Branco, dezembro é o quarto mês mais chuvoso do ano, com uma média de 260,6 mm de precipitação. Apesar disso, o mês apresenta uma característica peculiar: embora haja cerca de 18 dias com chuvas, o clima tende a ficar mais seco na segunda quinzena. Isso ocorre devido à penetração de ventos secos provenientes do Atlântico Norte, que atingem a região, principalmente após chuvas intensas.

As temperaturas neste mês variam entre mínimas de 21ºC a 24ºC e máximas de 29ºC a 32ºC. As menores temperaturas registradas em dezembro foram de 16,0ºC, em Rio Branco, e 17,8ºC, em Tarauacá. As chuvas mais intensas de 24 horas no mês de dezembro ocorreram em 2022, com 140,8 mm em Rio Branco, e em 2001, com 118,2 mm em Cruzeiro do Sul.

Em relação ao clima de dezembro de 2024, as condições atmosféricas indicam que tanto as chuvas quanto as temperaturas devem permanecer dentro da normalidade, com eventuais oscilações de até 20% a mais ou a menos em alguns locais. Embora não haja previsões de anomalias significativas, temporais isolados com chuvas fortes, raios e ventos podem ocorrer, mas serão pouco frequentes.

De modo geral, o mês de dezembro no Acre será marcado por chuvas fortes, menos tempestuosas que no mês anterior, e por uma redução gradual da umidade do ar devido à chegada das massas de ar polar.

Sair da versão mobile