A Escola Presbiteriana João Calvino, de Rio Branco, conveniada à Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), alcançou pelo terceiro ano consecutivo a final da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).
Considerado um dos eventos mais importantes na área de ciência e inovação para a educação básica, a Febrace chega à sua 23ª edição e será realizada presencialmente na Universidade de São Paulo (USP) entre os dias 24 e 28 de março de 2025, reunindo os mais promissores jovens cientistas do país.
A escola será representada pelo projeto “Acuidar: Saúde na Palma da Mão”, desenvolvido pelos estudantes Filipe Santana da Silva, Maria Eduarda Verçoza Pereira e Rerolldy Fernandes de Menezes, sob a orientação dos professores Paulo Cezar Augusto e Rosana Fernandes Paiva.
“Esperávamos a classificação com o nosso projeto, já que a escola é trifinalista na Febrace. Estamos muito esperançosos com o nosso trabalho e com a dedicação de todos os envolvidos”, declarou a estudante Maria Eduarda Verçoza Pereira.
Tecnologia a serviço da saúde
O projeto “Acuidar” consiste na criação de um aplicativo e site voltados para facilitar o acesso da população aos serviços de saúde. Com funcionalidades como localização de unidades de saúde, verificação de disponibilidade de medicamentos, agendamento online de consultas e um sistema de atendimento ao cliente (SAC), a iniciativa busca reduzir filas, minimizar deslocamentos desnecessários e ampliar a acessibilidade, especialmente para pessoas com deficiência visual ou dificuldades de leitura e escrita, por meio da funcionalidade VoiceOver.
A proposta, além de melhorar a eficiência no atendimento público de saúde no Acre, pretende impactar positivamente a qualidade de vida da população.
“Fico muito grato pelo nosso projeto ter sido selecionado para a Febrace 2025. Estaremos entre os melhores do Brasil, representando o nosso Acre. Vai ser um momento muito importante. Tenho grande expectativa de termos um bom desempenho em São Paulo e de mostrar como o projeto pode ajudar toda uma comunidade”, destacou o estudante Rerolldy Fernandes Menezes.
Ele também enfatizou: “Outro ponto é que vamos mostrar para outros estados que, sim, o Acre investe em tecnologia e inovação na educação. Com nossa representatividade na Febrace, vamos reforçar que a educação pública no Acre é muito importante e promove pesquisas, inovação e tecnologia para os estudantes”.
Destaque nacional
O projeto foi selecionado entre cerca de 2.700 inscritos, figurando entre os 276 finalistas da Febrace, que se destacaram por sua criatividade, rigor científico e potencial de impacto. Durante a Mostra Presencial de Projetos, os alunos terão a oportunidade de apresentar seu trabalho a pesquisadores, professores, patrocinadores e ao público em geral. Paralelamente, a Mostra Virtual da Febrace permitirá que o projeto ganhe visibilidade em âmbito nacional, alcançando um público ainda mais amplo.
Sobre a Febrace
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de incentivo à cultura científica, inovação e empreendedorismo entre estudantes da educação básica. Além de revelar talentos, o evento promove práticas pedagógicas inovadoras e fomenta o interesse por carreiras nas áreas de Ciências e Engenharia.
Com projetos que prometem transformar a realidade, a Febrace 2025 consolida-se como um dos principais espaços para o estímulo ao protagonismo juvenil e à inovação científica no Brasil.
Por: Agência de Notícias do Acre