O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) está com estoque crítico neste final de ano. As informações foram confirmadas, nesta segunda-feira, 16, À GAZETA pela coordenadora de Captação de Doadores, Ana Carolina Ramos.
De acordo com a coordenadora, o estoque de O+, por exemplo, está ainda pior. “Nós falamos, na verdade, que o período natalino é crítico. Há as festas de final de ano, em seguida, as férias e, após, o carnaval, e esta é uma época em que, geralmente, as pessoas viajam e acabam não fazendo a doação”, afirma, reiterando que é comum que, no final e início de ano, as pessoas não colaborem.
Além disso, ainda há uma maior probabilidade de acidentes, o que acaba aumentando a demanda. “O que procuramos fazer é conscientizar as pessoas de que, se puderem, se estiverem bem de saúde, venham até o Hemoacre fazer essa doação e também, participem de campanhas internas de empresas, instituições e igrejas, que se reúnem e vêm fazer essa doação aqui”, explica.
A coordenadora reitera que a unidade móvel também está em pleno funcionamento, de modo que só precisa da solicitação. “Vamos até o local, verificamos se há espaço, se tem condições de colocarmos a unidade móvel e, se tiver todos os requisitos, levamos nosso ônibus”, diz.
O Hemoacre fica localizado na Avenida Getúlio Vargas, 2787, Bosque, nas proximidades do Teatrão.