O governo do Acre emitiu, na tarde desta quinta-feira, 26, nota pública acerca do acreano Vinícius Lima Guimarães, de 21 anos, que sofreu uma acidente de trânsito em Mariano, no Paraguai. Segundo o documento, o Estado já solicitou ao Itamaraty um pedido de repatriação de Vinícius.
O rapaz, que é estudante de Medicina, pilotava uma motocicleta quando foi atingido por uma outra moto, que teria avançado o sinal vermelho. Vinícius foi transferido para Assunção, capital do Paraguai, e está sob cuidados médicos na UTI em estado gravíssimo. O deputado federal Eduardo Velloso (UB) solicitou, nesta quinta-feira, 26, ao ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira, a repatriação imediata do estudante.
Além disso, na nota, o governo informa que também pediu acompanhamento consular no hospital onde o jovem está internado “uma vez que, por se tratar de relação internacional, cabe à União prover a repatriação e realizar as tratativas entre os países a respeito da situação do paciente”.
A nota reforça ainda que um familiar de Vinícius foi recebido no Consulado nesta sexta-feira, 20, “além de ter sido realizada visita ao brasileiro internado no dia 23/12. O Consulado está mantendo contato com o hospital e com os familiares sobre a evolução do caso.
Leia a nota na íntegra:
Nota pública sobre a repatriação de acreano internado no Paraguai
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde e da Secretaria de Estado da Casa Civil, informa que realizou contato oficial com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e com a Força Nacional do SIstema Único de Saúde (FNSUS), a respeito do estado de saúde do brasileiro Vinicius Lima Guimarães, vítima de acidente de trânsito na cidade de Mariano (Paraguai), onde é estudante de Medicina.
O Estado do Acre, atendendo ao pedido da família, solicitou ao Itamaraty um pedido de repatriação de Vinícius, além do acompanhamento consular no hospital onde está internado em unidade de terapia intensiva (UTI), uma vez que, por se tratar de relação internacional, cabe à União prover a repatriação e realizar as tratativas entre os países a respeito da situação do paciente
Em resposta, o Ministério das Relações Exteriores informou que o Consulado-Geral do Brasil em Assunção está acompanhando o caso e já disponibilizou servidores que estiveram no hospital prestando a assistência cabível a Vinicius e seus familiares, bem como acomupanhando o caso com o médico responsável.
Um familiar de Vinícius, inclusive, foi recebido no Consulado na sexta-feira, 20/12, além de ter sido realizada visita ao brasileiro internado no dia 23/12. O Consulado está mantendo contato com o hospital e com os familiares sobre a evolução do caso.
Porém, em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) não podemos compartilhar detalhes sobre o estado de saúde do paciente.
Vale ressaltar, ainda, que cabe ao Ministério das Relações Exteriores a repatriação e remoção médica de cidadão brasileiro no exterior.
E, diante do clamor da família, o Estado do Acre vem acompanhando a solicitação e todos os trâmites burocráticos para o caso em andamento.
Pedro Pascoal Duarte Pinheiro Zambon
Secretário de Estado de Saúde
Jonathan Donadoni
Secretário de Estado da Casa Civil